
As nossas cidades estão a mudar. Durante anos, enquanto novos edifícios cresciam, muitas vezes de forma desregulada e desintegrada no meio envolvente, as estruturas existentes iam-se degradando, desfigurando a fisionomia urbana.
Felizmente, os últimos anos trouxeram uma nova consciência às entidades responsáveis pelo ordenamento do território.
Uma crescente aposta na revitalização das cidades, no comércio local e em novas formas de dinamização socioeconómica, fez com a reabilitação urbana fosse encarada como uma prioridade.
A própria crise económica dos últimos anos abriu uma janela de oportunidade para a remodelação dos edifícios existentes, em detrimento de novas construções.
A redescoberta daquilo que é genuinamente nosso, desde o artesanato à gastronomia, passando por diversas manifestações culturais, gerou a oportunidade de velhos edifícios, característicos de cada cidade, de cada região, renascerem das cinzas.
No entanto, e para que a reabilitação cumpra os seus objectivos, nomeadamente a devolução às cidades do seu “rosto” único, é fundamental que seja entregue a profissionais experientes, competentes e qualificados.
E é aqui que entra a Coeng. Com um portfolio rico em projectos de reabilitação de espaços e habitação e comerciais, encaramos cada obra de forma global e integrada no meio em que se insere.
Cada edifício tem uma história, que não pode ser dissociada do meio envolvente. Por outro lado, se o traço das construções deve ser preservado, um projecto de reabilitação é a oportunidade para conferir a estas construções a modernidade e o conforto que necessitam, numa perspectiva de sustentabilidade, economia de recursos e respeito pelo ambiente.
A Coeng é o seu parceiro na reabilitação. Trabalhamos lado a lado.